segunda-feira, 12 de maio de 2008

a viagem de chihiro





Ficha TécnicaTítulo Original: Sen to Chihiro No Kamikakushi Gênero: Animação / AventuraTempo de Duração: 122 minutosAno de Lançamento (Japão): 2001Estúdio: Dentsu Inc. / Mitsubishi Commercial Affairs / NTV / Studio Ghibli / Tokuma Shoten / Touhoku Shinsha / Walt Disney Pictures Distribuição: Europa Filmes / Buena Vista InternationalDireção: Hayao MiyazakiRoteiro: Hayao MiyazakiProdução: Toshio SuzukiDireção de Arte: Youji TakeshigeEdição:
Elenco (Vozes)Rumi Hiiragi (Chihiro)Daveigh Chase (Chihiro - versão em inglês)Miyu Irino (Haku)Mari Natsuki (Yubaba)Takashi Naitô (Pai de Chihiro)Yasuko Sawaguchi (Mãe de Chihiro)Tatsuya Gashuin (Aogaeru)Ryunosuke Kamiki (Bo)Yumi Tamai (Rin)Yo Oizumi (Bandai-gaeru)Koba Hayashi (Kawa no Kami)Tsunehiko Kamijô (Chichiyaku)Takehiko Ono (Aniyaku)Bunta Sugawara (Kamajii)

Sinopse A família Ogino está de mudança para uma nova cidade. O casal, Akio e Yuko, estão muito empolgados com a viagem. Mas o mesmo não acontece com sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Nas mãos, ela carrega um buquê de flores, o último presente que ganhou antes de ir embora(em algumas comunidades dela tem uns carinhas dizendo que ela tava morta e que as flores eram de seu velório.tipo a despedida seria por causa da morte dela e as flores um buque de despedida).

No meio do caminho, o pai se perde e a família acaba parando na frente de um imenso prédio vermelho no qual um túnel infinito boceja como uma boca gigantesca. Atraídos pela curiosidade, os três seguem caminhando através do túnel. Mesmo com muito medo Chihiro acompanha os pais. Do outro lado do estranho prédio, os três encontram uma cidade misteriosa e deserta. Depois de andar alguns passos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete e começam a devorá-lo. De repente, a noite começa cair e os dois transformam-se em porcos, diante dos olhos da filha apavorada.

Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos e deuses. Para sua sorte, surge Haku, um misterioso jovem que resolve ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos. A feiticeira revela que todos os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, a menina faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando sua humanidade e mudando de nome que passa a ser Sen.

Apartir disso começa a grande aventura para a pequena Chihiro. Ela terá que salvar seus pais, ter seu nome de volta e conseguir sobreviver neste mundo estranho de criaturas bizarras.






Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.






Miyazaki, de forma magnífica, mostra valores de humildade, determinação e coragem, no aprendizado de autoconhecimento da pequena Chihiro, que começa a ter respeito pela natureza e pelo passado, coisa que as novas gerações no Japão e no Mundo inteiro estão perdendo cada vez mais.O filme é uma reflexão para os mais velhos e uma lição de vida para os mais novos(e uma diversão para toda a família :) ).
Curiosidades:A Viagem de Chihiro traz pequenas referências a outros trabalhos do diretor. Quem assistiu Totoro irá lembrar dos “duendes de fuligem“, e também da inocência e da independência dos personagens infantis. A personagem Chihiro foi baseada na filha do amigo de Miyazaki.



São surpreendentes como as atitudes de Chihiro tomam forma no decorrer do filme: a garota parece simplesmente amadurecer, graças às situações por que tem que passar.
Quando se trata da parte técnica, o "Disney japonês" (apelido que Miyazaki detesta) e sua equipe dão um espetáculo. A maioria das cenas em A Viagem de Chihiro foi feita a pincel, com exceção de poucas computadorizadas (a que Chihiro corre entre as flores, por exemplo).
Os cenários são baseados na arquitetura tipicamente japonesa, e receberam um colorido intenso justamente para acentuar a fantasia do filme. A trilha sonora, composta por Joe Hisaishi, é boa e variada, apresentando desde temas leves até aos mais carregados. Aqui vale um destaque para a música-tema do filme.
Segundo Miyazaki, a história de A Viagem de Chihiro é para todos que tenham 10 anos e que já tiveram 10 anos. De fato, paira no filme uma atmosfera diferente, absolutamente inédita, como se reproduzisse as impressões de uma criança a respeito do mundo que a cerca.
A Viagem de Chihiro é a primeira produção do Estúdio Ghibli a chegar aos cinemas aqui no Brasil
O enredo pode parecer um tanto complexo, mas este é o estilo de Miyazaki. No Japão, o diretor é famoso justamente pela qualidade das histórias dos filmes que produz. Para efeito de comparação, Meu vizinho Totoro (disponível no Brasil em algumas poucas locadoras) tem um de seus roteiros mais infantis: nele, duas irmãs devem encarar o risco de perder a mãe, mas o enfrentam graças à amizade que constroem com curiosas criaturas, que vivem nas proximidades de sua casa.
O autor
Hayao Miyazaki, diretor de filmes de animação japonesa, é pouco conhecido no Ocidente - principalmente porque a divulgação de seu nome por este lado do mundo é um tanto quanto ineficaz(e meio idiota a varias coisas bacanas no Japão como o trabalho que o cara faz e as grandes revistas de animes que tem por aqui limitam a reciclar inúmeras vezes matérias de dragon Ball e cavaleiros do zodíaco e da pouco espaço para divulgação de bons animes). Mas foi graças a seu mais novo filme, A Viagem de Chihiro, que o diretor recebeu seu merecido respeito.






Ganhador do Oscar de Melhor Animação e do Urso de Ouro do Festival de Berlim, a história de A Viagem de Chihiro é cercada de simbologias complexas e criaturas fantásticas, tão magicamente elaboradas que parecem impressionar-se umas com as outras. A atmosfera do mundo criado por Miyazaki é vibrante e única, algo que nunca, nem com muito esforço, um estúdio como a Disney poderia imaginar(irmao urso ate que chega perto disso :D esse é o ulnico filme que a disney fez que me fez ficar 100%satisfeito ao acistir).
alem do oscar chihiro ganho os seguintes premios






Urso de Ouro do Festival de Berlim (primeira animação a ganhar o prêmio) Melhor Filme de 2001, Academia Japonesa de Cinema Outstanding Achievement, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Música, Annie Awards de 2002 Melhor Longa-Metragem Animado de 2002, NY Film Critics Circle Awards, LA Film Critics Awards, Critics` Choice Awards, NY Film Critics Online Award, Florida Film Critics Circle, National Board of Review, Online Film Critic Society, Dallas-Forth Worth Critics, Phoenix Film Critics Society Special Commendation for Achievement in Animation, 2002 Boston Society of Film Critics Awards Melhor Trilha Sonora em Comédia ou Musical, 78th Annual Glaubber Awards Melhor Filme Animado ou de Mídia Mista, 7th Annual Golden Satellite Awards Preferido do Público, 45th San Francisco International Film Festival Melhor Filme Asiático de 2002, Hong Kong Film Awards Melhor Filme, Cinekid 2002 International Children`s Film Festival.






Chihiro: Chihiro é o protótipo da criança moderna, mas quando ela embarca em um outro mundo terá que deixar de lado suas frescuras e lutar para voltar ao seu mundo. Ela precisara de seu juízo, de sua coragem, de sua lealdade e de lembrar de seu nome, acima de tudo.no começo era uma menina meio mimada mas no decorrer do filme a sua personalidade muda bastante



Haku: Garoto enigmático que protege e encoraja Chihiro. Haku também é o braço direito de Yubaba, para ser mais especifico, ele é aprendiz de feiticeiro. sua verdadeira forma é a de um dragao e ele era guardiao de um rio(nao vem reclaamr de spoiler nao esse filme tem mas ou menos 7 anos se nao acistiu ainda da dando bobeira) e nesse mesmo rio o haku salva a vida da chihiro(lembra da teoria que falei acima da chihiro esta morta?de acordo com alguns fãs ela teria morrido afogada nesse rio)


Yubaba:Feiticeira que comanda a casa de banhos, apesar de no começo parecer má tem seu lado bom, pois trata com carinho seu bebê.


kaonashi:o sem rosto tem o corpo formado de sombras e usa uma estranha mascara.so entra nas casas se for convidado.e abesorve um pouco da personalidade e essemcia do local onde esta.na casa de banhos por exemplo,por la ser um local onde boa parte das pessoas é gananciosa ele abesorvel essa alra(se é que pode se dar esse nome)ruim e tornandose ostil.ja convivendo com a chihiro ele absorve um pouco da bondade dela e fica mas calmo


YUKO OGINO A mãe de Chihiro tem 36 anos e controla as loucuras do marido e os mimos da filha.Para não se separar do marido, ela acaba seguindo Akio para dentro de uma misteriosa passagem subterrânea, onde um mundo diferente os aguarda.


Akio é o pai de Chihiro e tem 38 anos. Muito confiante e curioso, ele acaba tendo a idéia de atravessar o túnel e, juntamente com a esposa e a filha, acaba entrando em uma cidade misteriosa.


YU - PÁSSARO É um pássaro diferente e muito engraçado. Vive vigiando as redondezas da casa de banhos. Sua cabeça é igual à de Yubaba. Pode-se dizer que representa os olhos da bruxa, sempre espreitando e alertando sua mestra dos perigos.


BOU Bou é um bebê gigante, filho de Yubaba. É um menino muito mimado, por causa da super proteção de sua mãe. Porém, o futuro vai acabar lhe ensinando boas maneiras.


LIN É uma garota que trabalha na casa de banhos e aparenta ser muito brava. Porém, quando conhece Chihiro, as duas acabam tornando-se grandes amigas. Lin quer realizar um sonho: juntar dinheiro e partir para o mundo além do Oceano.


kmaji:Velho espírito, responsável pelas caldeiras da casa de banhos. Possui seis longos braços, muito úteis nas misturas de ervas para o banho dos deuses. Apesar de reclamar da vida, tem um bom coração.

Casso queirao dar uma olhada na teoria da chihiro ter batido as botas da uma procurada nesse link

http://www.orkut.com/UniversalSearch.aspx?searchFor=F&q=chihiro+morta




fontes-
adoro cinema



a galacia



Multiverso



cine player



wikipedia



mera fantasia
















vídeos

I'm With You - Spirited Away AMV








Spirited Away – Opening










Dragonfly (Spirited Away)













Nenhum comentário: